sexta-feira, 21 de maio de 2010

Cinema: Desejo e Reparação (2008)



Baseado na obra do escritor inglês Ian McEwan, o longa conta a história de um mal-entendido que toma proporções gigantescas, sai de controle e destrói uma família. Keira Knightley é Cecília Tallis, uma jovem que vive um romance sorrateiro com Robbie Turner (James McAvoy), filho da empregada da mansão que vive.
A relação próxima dos dois desperta a curiosidade, assim como o ciúme, da irmã caçula de Cecília, Briony (Saoirse Ronan). O casal tenta manter as aparências, fingindo que não se dá, mas a estratégia vai por água abaixo quando Robbie manda Briony levar uma carta à irmã. Ele havia feito um rascunho quase pornográfico e se confunde na hora de colocar a mensagem no envelope. A menina lê tudo e fica perturbada.





Como se não fosse suficiente, ela flagra os dois transando, e acredita que o rapaz está forçando sua irmã a fazer algo que ela não queria. Uma terceira confusão ainda se instaura no casarão, e é suficiente para que Briony acabe denunciando Robbie por estupro.

O episódio destrói a vida do moço, que passa anos da cadeia e só consegue ser libertado para se juntar ao exército, durante a Segunda Guerra Mundial. Do outro lado, Cecília abandona sua casa e a família, corta relação com os pais, se recusa a falar com a irmã e passa a se dedicar ao trabalho de enfermeira, cuidando dos feridos de guerra e aguardando a volta de seu amado.




Apesar de todas as dificuldades, o casal ainda tenta ficar junto. O tempo passa, Briony cresce (e passa a ser interpretada por Romola Garai e Vanessa Redgrave), e o peso da culpa se torna insustentável. Ela começa, então, a procurar insistentemente a irmã e a tentar seu perdão. O roteiro, adaptado otimamente para o cinema por Christopher Hampton (premiado com o Oscar por ‘Ligações perigosas’, de 1988), caminha para um final tão emocionante quanto surpreendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário